WhatsApp Administrativo

Como se manter ecologicamente correto durante passeios e viagens?

Passeio e viagens são ótimos momentos para relaxar e se divertir, no entanto, também são oportunidades para colocar em prática alguns comportamentos que sejam ecologicamente corretos.

Muitos acham que tais condutas podem atrapalhar o momento de lazer, mas na verdade o efeito é o oposto: pensar no meio ambiente e em como evitar impactos negativos por onde passamos é uma maneira de respeitar não somente a natureza, mas também os outros visitante do local.

Existem algumas regras básicas que devem ser seguidas em qualquer ambiente, mas muitas vezes são ignoradas. Por exemplo, quantas vezes você já foi à praia e encontrou diversos resíduos na areia e até mesmo no mar?

Ou então um passeio em família no parque não foi tão agradável quanto poderia ser justamente pela sujeira encontrada no lugar? Pois bem, esse tipo de situação, infelizmente, é muito comum. Só que jogar no lixo no lixo é regra fundamental para a boa convivência.

Mas para além do lixo no lixo, existem outros comportamentos importantes durante a hora do lazer que devemos seguir para manter a ordem no local, respeitar a natureza e contribuir de forma positiva com o meio ambiente.

Por isso nesse artigo, vamos dar 5 dicas de como ser ecologicamente correto durante passeios e viagens. Continue a leitura para saber mais!

1. Dê preferência em atividades que valorizem a experiência do visitante/turista

As atitudes ecologicamente corretas já começam na escolha do local para passeio ou viagem. É interessante dar preferências a lugares que priorizam o ecoturismo, pois esse tipo de programa além de valorizar hábitos locais e a conservação do patrimônio natural, costuma propor atividades ao ar livre. Desse modo, é comum encontrar programas que envolvem observação da fauna e flora, tirolesa, cavalgadas, cicloturismo, entre outras atividades que entram no segmento de ecoturismo.

2. Respeite as normas dos locais

Tão básico e fundamental quanto jogar lixo no lixo é respeitar as normas do local que está sendo visitado. Muitos lugares possuem uma série de regras que devem ser seguidas à risca para evitar possíveis impactos negativos e até mesmo constrangimentos. Alguns lugares, por exemplo, proíbem atividades como pesca, não deixam dar alimentos aos animais ou retiradas de quaisquer recursos naturais. Claro que essas regras variam de acordo com o ambiente a ser visitado, de todo modo, é importante se atentar e obedecê-las.

3. Consumo consciente

Umas das melhores partes de qualquer passeio e viagem é a hora de consumir coisas, isso vai desde as lembrancinhas adquiridas até as paradas em restaurantes. A dica neste caso é simples: só comprar o que irá, de fato, consumir. Desperdício é um dos grandes males do planeta, então uma compra consciente leva em consideração o meio ambiente, a saúde das pessoas, dos animais e as relações de trabalho. Pois, todos esses aspectos geram impacto social e ambiental. Além disso, quando se fala de consumo consciente também entramos na questão da economia local. Sendo assim, é muito importante comprar de pequenos e médios produtores.

4. Controle o consumo de plástico

De acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas, são gerados a cada ano cerca de 300 milhões de toneladas de lixo de plástico. E aproximadamente 8 milhões de toneladas vão parar nos oceanos. O consumo desenfreado de produtos plásticos prejudica a vida marinha e os ecossistemas naturais. Por isso, mesmo que ainda haja uma indústria que contribui de forma negativa com o meio ambiente, é preciso que cada indivíduo pense a respeito e diminua drasticamente o uso desse tipo de material. Diversos restaurantes já deixaram de oferecer itens de plástico, então é importante que o consumidor pense nisso antes de comprar algum item que possa fazer mal ao meio ambiente e exija um posicionamento das marcas que acompanha, pois, a mudança só será coletiva, mas para isso, é necessário muito esforço individual.

4. Controle o consumo de plástico

Lugares que são ecologicamente corretos estão se tornando uma tendência. Então, que tal se hospedar em hotéis ou ir em restaurantes que possuem esse perfil? O Box Place, por exemplo, é o lugar ideal para quem deseja ter uma refeição em um local que foi projetado para respeitar o meio ambiente. O maior centro gastronômico do sudoeste do Paraná é feito de container, prática muito comum na Europa e Japão. O reuso desse tipo de material representa um menor descarte na natureza, além de ser totalmente favorável a redução de energia incorporada as construções, um ponto muito positivo ao que se refere ao meio ambiente. Como o Box Place está localizado no sudoeste do Paraná, é possível viajar com a família e visitar diversos pontos turísticos e fazer várias atividades ao ar livre, aproveitando as belezas naturais que a região oferece. Gostou do nosso texto? Continue acompanhando o blog do Box Place e leia mais sobre sustentabilidade, ecoturismo e gastronomia.

Gostou do nosso texto? Continue acompanhando o blog do Box Place e leia mais sobre sustentabilidade, ecoturismo e gastronomia

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!