Conheça as principais festas tradicionais que acontecem no Paraná
O Paraná tem diversas opções de eventos que juntam diversão e cultura. As festas que acontecem em diferentes épocas do ano, evidenciam temas relacionados a crenças e etnias.
Então, se você é daqueles que adora um evento regional e conhecer um pouco mais da história do lugar, continue a leitura para saber mais sobre as festividades do estado sulista.
Carnaval
A festa brasileira que conquistou o mundo e atrai turistas de vários países não se limita aos blocos de rua, a trios elétricos de Salvador e as famosas escolas de samba em São Paulo e Rio de Janeiro.
A data mais esperada pelos brasileiros também acontece com fervor no Paraná que, embora, não tenha uma tradição tão forte quanto os demais estados, merece seu destaque, pois tem ganhado cada vez mais adeptos a folia.
Um dos mais animados é o carnaval de Antonina que possui vários blocos de ruas. A festa que acontece na cidade paranaense, Tibagi, também é bastante famosa no estado e tem atraído cada vez mais turistas. E para aqueles que gostam de ver os carros alegóricos desfilarem, vale ressaltar as escoladas de samba Curitiba e Paranaguá.
Festa do Divino Espírito Santo
No meio do ano, na cidade litorânea de Guaratuba, acontece a festa religiosa do Divino Espírito Santo. O evento que também tem um enfoque social e cultural, é conhecido como um dos maiores da região e atrai diversos turistas.
A festa acontece, normalmente, com o apoio da Prefeitura de Guaratuba e da população local. Além da programação religiosa, a festividade também tem barracas de pratos típicos, como pastel, quentão, canjica, tainha recheada e o tradicional churrasco do divino. Show e bingos fazem parte da atração do evento.
Um ponto curioso sobre a Festa do Divino Espírito Santo é que os organizadores do evento são escolhidos por uma comissão. É uma tradição dessa festividade e cada pessoa só pode ser escolhida uma vez na vida para integrar a equipe de organização.
Haru Matsuri
O Haru Matsuri é um festival japonês que celebra a chegada da Primavera. O evento que, normalmente acontece em um fim de semana durante a estação das flores, é regado de muita cultura e gastronomia japonesa.
O festival que acontece desde 1991, destaca o amor da comunidade japonesa à natureza, especialmente às flores, que para eles representam o renascimento. Com atrações tradicionais do Japão, o evento não atrai apenas os descendentes japoneses, mas todos aqueles que possuem um apreço ou curiosidade pela cultura do país.
Congada Lapeana
Falando em diferentes culturas, não podemos deixar de citar a Congada Lapeana, um evento que faz culto a São Benedito, padroeiro da comunidade negra Lapeana. A cidade paranaense, Lapa, é a única que possui essa tradição e é neste município que fica o maior Santuário de São Bento na América.
O festival que possui muita cor, música e dança, possui elementos africanos e lusitanos, além disso, a festa, tradicionalmente, encena a coroação de um rei de Congo. A festa que é considerada uma das principais expressões da comunidade afro-brasileira, celebra a cultura oriunda da população congolesa.
A música que é uma característica muito forte do festejo utiliza muito a percussão, sendo muito comum instrumentos como a cuíca, caixa, reco-reco, tamborim, tarol, pandeiro e ganzá. Toda essa harmonia acompanha cantos entoados em português, mas também em banto, um idioma que faz parte do ramo da família linguística Nigero-congolesa.
Festa da Uva
Numa pequena cidade do sudoeste do Paraná chamada Mariópolis, acontece a tradicional Festa da Uva.
O município que tem a Vinícola São Francisco, cujo nome é uma homenagem ao santo padroeiro da região, São Francisco de Sales, também festeja a figura católica, desse modo, os apaixonados por vinhos e os devotos podem se reunir no parque de exposição e aproveitar as opções ofertadas no festival, como a feira da uva in natura, feira da indústria e comércio, rodeio country, arenas de shows, entre outras atividades temáticas.
A Festa da Uva que tem como objetivo fortalecer os pequenos agricultores e incentivar e o consumo regional acontece em janeiro, no mês do padroeiro.
A cidade que tem uma população estimada em um pouco mais de 6 mil habitantes, se destaca como polo vinícola do Sudoeste do Paraná, sendo assim, aqueles que apreciam um bom vinho podem se programar para ir até o município, pois certamente irão amar!
Que tal participar de alguns desses festivais que mostram a cultura e a pluralidade que é o estado do Paraná?