Tour gastronômico: conheça a história de pratos típicos do Paraná
A gastronomia do Brasil é rica de diversas formas e cada região possui suas particularidades em sabores, temperos e aparências. E são essas combinações que tornam os pratos deliciosos e sempre com aquele gostinho de quero mais.
No sul do país, podemos dizendo que “carro chefe” é o churrasco, algo que enche o peito dos gaúchos de orgulho, e não é para menos: a carne na brasa ganhou o resto do Brasil e qualquer ocasião é motivo para reunir a família e os amigos para fazer essa arte em que o brasileiro é mestre.
Ainda no sul do Brasil, mais especificamente no Paraná, a gastronomia é de dar água na boca com pratos que foram trazidos pelos imigrantes ou herança do Tropeirismo, movimento que marcou a história do estado, pois se trata de uma atividade comercial que tinha o objetivo de promover a interligação dos principais polos econômicos do Brasil, no qual, mercadoria e alimentos eram trazidos em mulas e cavalos, que faziam o chamado “Caminhos da Tropas” que passava pelo Paraná.
Independente de como tenha surgido cada prato típico, o mais importante é entender que a culinária não é apenas sobre um tipo de comida, mas, sim, sobre a história que cada ingrediente tem por trás dela. E é exatamente isso que vamos mostrar a seguir!
Barreado
Certamente, o Barreado é um dos pratos típicos mais conhecidos do Paraná, com influência portuguesa, ele é consumido, especialmente, no litoral paranaense por mais de dois séculos.
Segundo alguns registros, o barreado era uma comida feita pelos tropeiros que comercializavam erva-mate, por outro lado, há também relatos de que o prato surgiu próximo a Serra do Mar, desse modo, sua origem é incerta e o preparo é, no mínimo, trabalhoso, uma vez que o prato leva cerca de 12 horas para ficar pronto.
Para comê-lo, é necessário estar com muita vontade, não é mesmo? Mas como diz o ditado o esforço é sempre recompensado.
Seu preparo envolve cortes bovinos – como patinho, acém e músculo -, bacon, temperos como louro, cheiro verde, cominho e, claro, uma panela de barro que é vedada com farinha de mandioca e água para o vapor não escapar, possibilitando que a carne cozinhe como se estivesse em um forno!
Pinhão
O pinheiro ou araucária, é uma espécie arbórea muito comum no Paraná, e ela dá o fruto do pinhão, um ingrediente que origina vários pratos deliciosos no estado, especialmente no inverno, em época de festas juninas.
Cuscuz marroquino, farofa, nhoque, risoto, creme de batatas e até mesmo escondidinho, são pratos que podem levar em suas receitas o famoso e delicioso pinhão, que após ter sua casca retirada está pronto para consumo.
A história conta que o pinhão foi a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas, além disso, também é sabido que alguns animais como a cotia e a gralha, costumam carregar as sementes e enterrá-las no solo, o que acaba gerando novas árvores, deixando a cidade arborizada e com um fruto delicioso!
Carneiro no Buraco
O Carneiro no Buraco é um prato muito conhecido no Paraná e no resto do Brasil. Dizem que a iguaria foi inspirada em um filme de 1960, em que vaqueiros preparavam a comida em cima das brasas em um buraco feito no chão.
Só pelo nome, então, já podemos entender a inspiração, não é mesmo?
Claro que a forma inusitada do preparo não deu certo logo de cara, então muitas receitas foram testadas para que pudessem chegar na que é utilizada hoje. O sucesso desse prato é tão grande, que nos anos 80 em Campo Mourão, cidade origem do Carneiro no Buraco, os visitantes de grande importância eram recebidos com essa iguaria.
O Carneiro no Buraco é tão tradicional no Paraná, mais especificamente em Campo Mourão, que o município tem um festival para celebrar o prato e a culinária paranaense. São mais de 150 mil visitantes em todo o festejo que possui atrações como shows, leilões, exposições, feiras, entre outras atividades que visam preservar e promover a cultura do estado.
Pierogi
Esse prato que se parece com um pastel em formato de meia lua foi trazido pelos imigrantes poloneses e ucranianos ao estado do Paraná. Algumas histórias dizem que sua origem é chinesa e que teria sido levado à Europa, mais especificamente à Itália por Marco Polo.
Há também quem diga que foram os tártaros que levaram a receita para o antigo Império Russo. Seu sucesso é tamanho que poloneses, romenos, ucranianos, lituanos e eslovacos dizem ser os que originaram o Pierogi.
Embora todos queiram ser donos da receita, foi apenas na metade do século 17, na literatura e nos livros culinários poloneses que o prato apareceu pela primeira vez. Mas seu sucesso não é para menos, com várias possibilidades de recheio, seja grelhado ou frito, o Pierogi consegue agradar os mais diversos tipos de paladares. Basta usar a criatividade na hora do preparo!
Pintado na Telha
Com um nome, no mínimo, curioso, o Pintado na Telha é uma herança dos povos indígenas, pois, o peixe pintado foi a base da alimentação dos índios que moravam em Guaíra, cidade paranaense.
Fácil de ser encontrado nas águas fluviais da região, o seu preparo ganhou toques especiais quando os espanhóis chegaram em terras tupiniquins e trouxeram com eles temperos e condimentos que ajudaram dar ainda mais sabor ao prato.
Sua preparação é feita na telha – eis, então, a origem do nome – e pode ser feito com pimentões, leite de coco, azeite de dendê, sal, tomates e cebolas. Normalmente, o prato é servido com arroz, farofa e pirão.
Vindo dos povos originários do Brasil e com um toque especial dos temperos espanhóis, o resultado não poderia ser outro, a não ser um delicioso prato!
Frango à Dois Vizinhos
Todo lugar merece uma comida típica que seja a cara da cidade, não é mesmo? E a capital do frango não poderia ter outro prato se não fosse o frango à Dois Vizinhos. A iguaria é, na realidade, uma releitura do porco à paraguaia, uma receita muito comum na região do Paraná.
Ao contrário da maioria dos outros pratos que foram trazidos pelos imigrantes, o frango à Dois Vizinhos tem um toque especial, pois ele foi criado pela moradora da cidade Priscila da Silva Martins, em um concurso que reuniu 20 cozinheiros amadores numa competição para escolher o prato típico do município.
A vencedora do concurso terá a missão de ensinar a receita para os restaurantes que tenham interesse de servir o prato e a partir disso a população também poderá provar essa delícia feita em homenagem ao município e a todos os moradores que juntos fazem parte da história de Dois Vizinhos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as histórias e as influências da cozinha paranaense? Pois, então, não pode deixar de visitar o Box Place, o maior centro gastronômico em containers do sudoeste do Paraná, para experimentar os mais diversos pratos!